Escritores Homenageados

 2023 

Jota de Oliveira



Jota de Oliveira é o nome artístico de Joaquim José de Oliveira, nascido em 10 de setembro de 1940, em Ibitinga, SP. É filho de Sebastião José de Oliveira e Maria Luiza de Oliveira. Metalúrgico aposentado pela Robert Bosch do Brasil Ltda, reside em Americana desde 1956. É ator de teatro amador, poeta, declamador e compositor letrista. Integra o Espaço Literário Nelly Rocha Galassi e tem participação em programas de rádios na região, declamando e divulgando seus poemas. Como autor, escreveu o monólogo "O Andarilho". Conta ainda com três livros publicados, músicas gravadas pela dupla, Zé Proença & Suely, também tem 38 poemas gravados pelo radialista, poeta, ator e declamador Sérgio Silva (Fonte: Via Palavra 14)


--------------------------

2022

João Rodella


João Rodella é nascido em Cabrália Paulista em 19 de junho de 1937 e passou por outras cidades antes de residir em Americana, em 1975. É um hábil cronista, trazendo suas memórias de infância. Em suas palavras, ele “foi menino da roça, comerciário e industriário e chegou a pedagogo”, com grande atuação na educação. Conta com mais de 30 livros publicados (Fonte: Via Palavra 14).

---

2018

Therezinha Rocha Polles



Therezinha nasceu em São Paulo, em 11 de novembro de 1928. É filha de Maria Angelina Rocha e Joaquim Rocha Júnior, poeta, escritor e jornalista. Eles mudaram-se para Araras (SP) onde ela fez o curso primário e, em 1941, fixou residência em Americana, onde constituiu família. Fez o curso de contabilidade na Escola de Comércio Dom Pedro II. Foi casada com David Poles e tem quatro filhos. Pertenceu à UBT (União Brasileira dos Trovadores) e no biênio 1972/74 foi delegada deste grupo, por Americana. Em 1982 fundou, com sua irmá Nelly Rocha Galassi e Ivanise Pântano, o Grupo Espaço Literário, hoje Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, de Americana, que presidiu até 1990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caminho Literário da FLAAM leva 2700 pessoas ao Botânico de Americana

  Clima descontraído marcou o evento com mais de 65 escritores e ilustradores   O Jardim Botânico de Americana se transformou, neste d...