sábado, 11 de novembro de 2023

FLAAM 2023: exposições e artes visuais trazem ressignificações e reflexões


A FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana) será palco de exposições que prometem levar o público a refletir e se emocionar. Durante o evento, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no SESI de Americana, haverá mostras expositivas com desenhos, fotografia, poesias e muito mais.

Estão programadas as exposições: As 22 faces (fases) de mim (Larissa Tomaz de Aquino); o Kara: exposição de projetos sobre o homenageado do ano -  Isabella Cristina da Silva Barbosa (curadoria SESI 422); Incentivo ao rompimento dos preconceitos raciais na literatura brasileira (Alyssa Tomiyama, Laís Flecheman, Isadora Frezzarin - Colégio Dom Bosco); Meu sonho é escrever. Mostra: Carolina Maria de Jesus. Curador: Milton Sankofa; Co-curadora: Rafaella Fernandez; Pelo Caminho - Rosy Jesus Vaz; Tecendo Olhares – exposição dos alunos do CIEP Cidade Jardim - Prof° Beto e Trabalhos artísticos de estudantes da EE Maestro Germano Benencase – Lins, Matheus Araújo, Santi e Sarah.

O professor do CIEP Cidade Jardim, Antonio Roberto da Silva, mais conhecido como professor Beto, leva à FLAAM a exposição “Tecendo Olhares - de dentro pra fora...”. “Esse é um dos atos do Projeto de Arte Visuais, desenvolvido com os alunos dos 4° e 5° anos.  É um projeto de construir e reconstruir-se em camadas de dentro para fora; um processo criativo costurado a partir da integração de diferentes linguagens da arte. “Ao olhar para dentro, você sonha, desenvolve o autoconhecimento, poetiza. Poetiza o mundo. E o projeto faz a criança poetizar o mundo dentro de todas as linguagens artísticas incluindo a língua portuguesa, envolvendo a poesia, letras de músicas, contos, ou seja, a literatura”, ressaltou.

A artista Rosy Jesus Vaz leva a exposição “Pelo Caminho”, com a técnica de fotografia sobre seda. Segundo Rosy, a mostra tem objetivo de explorar a fotografia autoral como fonte de valorização do local onde o caminho percorrido. “A exposição traz uma visão singular de muitos lugares por onde caminhei e ou caminho e transponho meu olhar. As vezes sinto que, preciso usar a fotografia como ferramenta para contar a minha história ou a de alguém. O mundo da fotografia autoral é assim, cheio de memórias e histórias. A seda, por sua vez, é o suporte que carrega as riquezas dos detalhes de cada lugar”, destacou.

A bibliotecária do SESI 422, Isabella Cristina da Silva Barbosa, é curadora da exposição “o Kara: exposição de projetos sobre o homenageado do ano”. Ela explicou que o SESI SP tem o projeto que se chama SELIBI (Semana do Livro da Biblioteca) e todo ano é escolhido um autor homenageado, que seja brasileiro e esteja vivo. “Esse ano foi escolhido o nosso querido Pedro Bandeira, que também está sendo homenageado do Prêmio Jabuti 2023 e terá suas obras adaptadas para jogos e cinema. Ou seja, o "kara" do ano. Com a exposição, vem a oportunidade de mostrar ao público o resultado de meses de projeto e trabalho conjunto entre professores, bibliotecária e, principalmente, os alunos do SESI Machadinho, que se empenharam em homenagear Pedro Bandeira por meio de desenhos e produções textuais”, explicou.

Já a exposição Meu sonho é escrever. Mostra: Carolina Maria de Jesus. Curador tem como curador Milton Sankofa e co-curadora Rafaella Fernandez. “Nessa exposição daremos uma pequena mostra da labuta e da obra dessa escritora negra brasileira que insurge no cenário literário com sua escrita potente e ancestral”, destacou Sankofa.

A exposição “Incentivo ao rompimento dos preconceitos raciais na literatura brasileira” tem como objetivo tornar visível o que antes era “invisível”. Ela será promovida pelas estudantes Alyssa Tomiyama, Laís Flecheman e Isadora Frezzarin do Colégio Dom Bosco. “ A literatura, embora não seja uma solução única para erradicar o racismo, mas pode ser uma ferramenta valiosa. A sociedade tem a responsabilidade de promover e dar voz àqueles que superaram as barreiras criadas por uma sociedade historicamente racista e desigual”, destacaram as estudantes. 

ARTISTAS VISUAIS PRESENTES NA FLAAM

@ilustrascarolina
Ad Astra Artes
Alo Alo Arte
Ateliê Dias Artes
Black Hole Animation 
Cleusa Artes
Coletivo Artístico TREZ
Cravo e Rosa Saboaria
Desenhadô de plantas...
Dex Camargo
Dm pintura realista
Duds Ilustras
Eulália Santos
Eder Modanez
Gabriela Pyles
Gianpietro.artes
Giovani Grandini
Guilherme Carossi
Jubs Blaft/Julia Be
Lins
Luan Costa
Malu Santarosa
Maria Ivone Biagioni
Matheus Araújo
Ni Stefanini
Rosy Jesus Vaz
Santi
Sarah
Singular Mandalas
Walcirlei Siqueira. Studio Art

FLAAM - A feira ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no SESI Americana, na R. Ângelo Ortolan, s/n, Portão 5, Machadinho. A entrada é franca. A FLAAM é um evento cultural idealizado e organizado por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama, com a participação de escritores, artesãos, músicos, dançarinos, atores, entre outros. Informações: @feiraliterariaeartistica – www.flaam.blogspot.com

APOIOS - Em 2023, a FLAAM conta com apoio do SESI Americana, SENAC Americana (patrocinador oficial), Teia Conexões Sociais, Papelaria Tamoio, Supera - Ginástica para o cérebro, Miriane Di Masi - Marcas e Propriedade Intelectual, CCAA Americana - Inglês e Espanhol, Colégio Dom Bosco, Doce Encontro, Doce Detalhe, Cleiton - Portas e Janelas, Holding Sardelli Investimentos, Marina & Morena Rouparia, Editora Mundo de Letras, Editora Adonis, Bee You - English School, Kitandinha Sucos, Editora Beetutti, Aline Rodrigues Studio, Bonde da Leitura, Raquel Florêncio da Silva - Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental, Todo Dia, Oceano - Ensino Fundamental, Black Hole Animation, Unisal Americana, Gráfica Adonis, Universidade Anhembi Morumbi On-line -  Polo Americana, Azzon - Comunicação e Eventos, Editora Flores Gasparin, Asian House – Restaurante e Empório Asiático e Innovation Comunicação Visual.

O evento conta ainda com apoio cultural de Alyssa e Magia da Leitura, Livros que Falam, JuarezGodoy - Arte e Cultura, CEU Cursinho Popular, Coro Incantus, Fábrica das Artes, Espaço Literário Nelly Rocha Galassi, Confraria do Conto, Cia XekMat, Grupo Manada, Grupo Teatral Mirabolantes, Grupo Literário Literarts e Alecrim Contadores de Histórias, Copa Americanense de Foguetes, Corda Coral - Maestrina Marília Andrade, Coletivo Artístico Tanto Faz, Projeto Amor ao Quadrado, Juliarte - Cia de Teatro Musical, Casa de Dom Bosco, ONG Anjos Peludos, Escritora Mayara Menezes, Clube Literário de Nova Odessa, Ameriafro, Sarau do Escambo Entre Amigos, Pirarazzi, Grupo de Capoeira Moriá Brasil, Grupo Ethos, Casa Dois João, Canto no Ventre, DJ Viny Blanco, Pernas da Alegria e Luciana Campeiro Mkt @lucianacampeiro.







Tecendo Olhares – exposição dos alunos do CIEP Cidade Jardim - Prof° Beto




o Kara: exposição de projetos sobre o homenageado do ano -  Isabella Cristina da Silva Barbosa (curadoria SESI 422)


Pelo Caminho - Rosy Jesus Vaz




Meu sonho é escrever. Mostra: Carolina Maria de Jesus. Curador: Milton Sankofa. Co-curadora: Rafaella Fernandez.



Incentivo ao rompimento dos preconceitos raciais na literatura brasileira (Alyssa Tomiyama, Laís Flecheman, Isadora Frezzarin - Colégio Dom Bosco)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caminho Literário da FLAAM leva 2700 pessoas ao Botânico de Americana

  Clima descontraído marcou o evento com mais de 65 escritores e ilustradores   O Jardim Botânico de Americana se transformou, neste d...